segunda-feira, 23 de abril de 2012

CRISTO REDENTOR

História

Do alto dos seus 38 metros e 80 anos completos em 2011, o Cristo Redentor é a imagem de fé e simpatia do povo carioca. 

Eleito uma das 7 maravilhas do mundo moderno, o Cristo teve sua pedra fundamental lançada em 1922 e sua inauguração em 12 de outubro de 1931, tornando-se um dos ícones mais conhecidos do Rio de Janeiro e do Brasil.

Dentre as pessoas que colaboraram para a construção, temos o engenheiro Heitor da Silva Costa, autor do projeto original, o artista plástico Carlos Oswald, autor do desenho final e Paul Landowski, escultor francês, executor dos braços e do rosto da escultura.




Curiosidades

  • A construção do Cristo Redentor ainda hoje é considerado um dos grandes feitos da engenharia civil brasileira. Sendo erguida em concreto armado e revestida de pedra-sabão.
  • O canal The History Cannel produziu um programa televisivo chamado Detetives da História com o intuito de desvendar a controvérsia na qual a França reclama direitos sobre o monumento. Ficou atestado que a França contribuiu apenas com uma réplica de 4 metros e com os modelos das mãos feitas por Landowski.
  • Em 1923, seguidores da Igreja Batista publicaram nota declarando seu desgosto devido à construção do Cristo. Segundo a nota, a construção seria um atestado de idolatria da igreja de Roma.
  • Durante a inauguração, a iluminação do monumento seria acionada da cidade de Nápoles, porém o mau tempo impediu tal feito, sendo possível apenas do próprio local.
  • O monumento foi tombado pelo IPHAN em 2009. 


Depoimento da visitante Bianca Nascimento a respeito do Cristo Redentor, em sua terceira visita: "Apesar de ser um ponto turístico religioso, é esse monumento impressionante e essa vista deslumbrante que me atrai. Sempre saio daqui com a sensação de que não aproveitei o suficiente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário