terça-feira, 1 de maio de 2012

IGREJA DA CANDELÁRIA





Localizada bem no burburinho do centro financeiro da cidade, numa área rica em espaços culturais, a Igreja da Candelária impressiona por sua imponência.  Ela é uma das principais obras artísticas do século XIX.


É uma das mais belas igrejas de todo o Rio de Janeiro.







HISTÓRIA
Construída no século XVIII, tem planta em cruz latina, revestimento interior em mármore, fachada em cantaria, portas trabalhadas em bronze e no interior toda a sua história está pintada em murais.

Segundo conta a história – semi lendária - sobre a origem da igreja, nos princípios do século XVII uma tempestade quase fez naufragar um navio chamado Candelária, no qual viajavam os espanhóis Antônio Martins Palma e Leonor Gonçalves. O casal fez a promessa de edificar uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Candelária se escapassem com vida. A nau finalmente aportou no Rio de Janeiro, e o casal fez construir uma pequena ermida no local da atual Igreja da Candelária em 1609.




A primeira igreja da cidade, datada de 1630, passou por uma série de reformas até chegar ao modelo atual, inaugurado em 1898. Do projeto original permanece apenas a  fachada, com cúpula em pedra lioz. O interior neoclássico, ao invés de talha de madeira à maneira portuguesa, é todo em mármore. Possui vitrais de cores vivas, pinturas de João Zeferino da Costa, Bernardelli e Oscar Pereira da Silva, e belas portas em bronze fundido de autoria do escultor Teixeira Lopes


Em 1993, a igreja teve seu nome associado à Chacina da Candelária, na qual ocorreu um massacre de menores que teve repercussão de nível internacional.



DEPOIMENTO

Nome: Jerome Franz
Nacionalidade: Francês
Profissão: Engenheiro

Perguntei-lhe o que achava daquela Igreja e qual a sua importância em relação aos outros pontos turísticos?

“É de fundamental importância às pessoas daqui visitarem esse ponto, pois diz respeito ao passado do Brasil; e que não somente esse, pois existem igrejas que são menos exploradas como o: Mosteiro de São Bento e Mosteiro de Santo Antônio. Mas se for comparar em relação à beleza, certamente a Igreja da Candelária dá um show de detalhes ricos em pura história no seu interior que para a época, era de impressionar”.


Maiores Informações:

(21) 2233-2324


Nenhum comentário:

Postar um comentário