HISTÓRIA
A Diocese do Rio de Janeiro foi criada em 1676, depois se tornando Arquidiocese, porém sempre precisou de sedes emprestadas de outras igrejas.
À princípio se instalando em uma capela construída no Morro do Castelo, até que, em 1922, foi demolida quando terminou o desmonte do morro. A partir daí foi transferida para a Igreja de Santa Cruz dos Militares, Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos e finalmente, com a chegada da família real ao Rio de Janeiro, para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, proclamada catedral por Dom João VI.
Somente em 1964 foi iniciada a construção da Catedral em um terreno cedido pelo Estado da Guanabara.
A primeira missa foi celebrada em 1972, na noite de Natal por Dom Eugênio Sales.
Em formato circular e cônica, a catedral tem 75 metros de altura com capacidade para 5.000 pessoas sentadas.
Além da cruz que paira a seis metros acima do altar-mor, outra coisa que chama a atenção dos visitantes são os 4 vitrais posicionados segundo os pontos cardeais. Eles simbolizam as quatro características da igreja Católica: Una, Santa, católica e Apostólica.
MUSEU DE ARTE SACRA
Localizado no subsolo da igreja, o museu de arte sacra conta com mais de 5.000 peças, recebidas de igrejas destruídas e doações.
O acervo é variado contando com diversos assuntos, entre eles: esculturas, pinturas, mobiliário, prataria, medalhas e condecorações, indumentárias.
Temos ainda a coleção João Paulo II, com indumentárias referentes às duas visitas papais ao Rio de Janeiro em 1980 e 1997.
ARQUIVO DA CÚRIA
Também localizado no subsolo da igreja, o arquivo possui documentos desde o século XVII. Entre eles estão certidões de batismo, casamento e óbito de homens livre e escravos.
Esses documentos possuem inestimável valor histórico, mediante estudo social e religioso do Brasil.
Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro
Avenida República do Chile 245 Rio de Janeiro
Tel: (21) 2240-2669 / 2262-1797
Site: http://www.catedral.com.br/index.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário